Friday, August 6, 2010

Moto Mix e seu funcionamento

Moto Mix e seu funcionamento


Um dos grandes sucessos lançados pela Honda no ano de 2009 chegou com uma certa desconfiança no mercado. Meses após seu lançamento, a Honda CG 150 Titan Mix, primeira motocicleta flex do mundo, o mercado confirmou o sucesso do novo modelo.

Até o mês de agosto, 65.616 unidades da CG 150 Titan Mix foram vendidas. A moto pode rodar só com álcool, só com gasolina ou com os dois combustíveis em qualquer proporção no tanque de combustível. Por este motivo a moto ganhou o singelo nome de “Mix”.Mas afinal, como funciona o sistema flex e o que as luzes do painel indicam?

As lâmpadas são fáceis de desvendar. Todas apagadas, a moto está rodando com gasolina. “MIX” acesa, a moto está rodando com uma proporção maiorpainelmix de álcool. Já quando a luz “ALC” está acessa, a moto está rodando 100% com álcool. Quando a luz “ALC” piscar, o recomendável é completar o tanque com 20% de gasolina. Isso pode ocorrer em regiões que apresentam invernos rigorosos e baixas temperaturas.

E como o painel identifica o combustível? Isto é possível graças a um “computadorzinho” que está ligado a sete sensores que monitoram o desempenho do motor e transmitem informações sobre a mistura que está sendo utilizada. De acordo com os dados fornecidos por estes sensores, a central eletrônica escolhe um dos quatro programas de funcionamento: tanque abastecido com gasolina, tanque contendo gasolina e álcool na mesma proporção, tanque contendo maior quantidade de álcool e tanque abastecido apenas com álcool.

Fonte: UOL