Monday, August 30, 2010

A CG 125 - A mais de 25 anos fazendo sucesso

A CG 125 - A mais de 25 anos fazendo sucesso


Quem não conhece a CG 125, deve estar morando nos ultimos 25 anos nas montanhas do Tibet.

Trata-se da moto mais vendida já existente no Brasil. E não é por menos;

Peças baratas e de fácil acesso. Claro que a venda estrondosa e por ultilizar algumas peças sem alterações ajudaram também. Isto também fez a pequena guerreira ser muito visada por ladrões.

Hoje ela é ultilizada para vários fins. Tem coisas que só ela consegue com maestria. Não é dificil ver uma rodando com mais de 100.000 km, sem nunca ter o motor aberto.

Em 2004 a HONDA cometeu um dos maiores erros, ao tirar ela de linha. Tinha um motor ultrapassado sim, mas era um motor valente. Sua sucessora, a CG 150, conseguiu manter a liderança nas vendas, mas o futuro do seu motor é incerto. Mais potente e econômico...mas será que aguenta o dia-dia sem "abrir o bico" rapidamente ?

A primeira CG 125 saiu em 1976

*Curiosidade - Todas as marchas eram para baixo

Mesmo com a YAMAHA lançando a RX 125 2 tempos em 1978, a CG assumiu a liderança em vendas e de lá não saiu mais. Tudo isso porque ela era muito econômica e durável...isto agradou a maioria. Sem contar que naquela época, o pais passava por uma crise no petróleo.

Em 1977, a Honda instalou em Manaus sua fábrica e já dominava 79% do mercado brasileiro.

Com mais uma crise no petróleo em 1979, o álcool passou a ser prioridade nos veículos e isso afetou também as motos.

Curiosidade* A primeira moto do mundo a rodar com alcóol foi a nossa CGzinha...foto acima.

TEMPOS DE MUDANÇA

Em 1983, a CG recebia sua primeira mudança; linhas mais retas, mas o farol ainda era no formato circular. Na foto abaixo, vemos o modelo 1986, já com o farol quadrado

Abaixo vemos o modelo 88 com mudanças no grafismo.

COMEÇANDO O TRABALHO PESADO

Ainda em 1988, surgia uma nova CG no mercado...a CG CARGO.

Voltada para o trabalho ela tinha banco apenas para o motorista, quadro e roda traseira reforçados, suspensão posterior com regulagem e balança 80 mm mais longa, que aumentava a distância entre eixos de 1,27 para 1,35 metro.

MAIS UMA MUDANÇA

Em 1989, a lider evoluia mais uma vez. Surgia a CG 125 TODAY, com design mais atual para sua época, mas o valente motor ainda prevalecia.

Mas isso mudou em 1992. A Honda resolveu mexer no motor e o modelo 1992 da Today trazia um motor revisto, com pistão de perfil mais baixo, biela mais longa (para melhor relação) e válvulas maiores, entre outras alterações. A mais esperada novidade era a ignição eletrônica por descarga capacitiva, CDI, em substituição aos velhos platinado e condensador, que então se extinguiam das motos nacionais. Com isso, a manutenção estava mais simples e não havia mais perda de rendimento por causa do desgaste desses componentes.

Em função das mudanças, a potência subia de 11 para 12,5 cv e o torque de 0,94 para 1,0 m.kgf, aos mesmos regimes, enquanto o nível de ruído e vibração se reduzia. A nova CG, que também ganhava pneu dianteiro mais macio, manoplas de borracha e pedaleiras perfuradas, para maior conforto de rodagem, passava a atingir 115 km/h de máxima e a acelerar de 0 a 100 em 17 s, desempenho adequado a sua proposta.

De alma renovada, faltava uma plástica para deixar o corpo em nova forma, depois de uma década sem alterações profundas. Pois ela vinha em 1994.

Simplesmente, TITAN

Em 1994, surgia o mito CG Titan 125, sucessora da Today, que trazia de volta as linhas arredondadas no tanque (agora maior, 13 litros), laterais e rabeta, mas não ainda no farol. Vista em detalhe, exibia painel de fundo branco, alças laterais para apoio do passageiro e embreagem mais leve. Um escapamento mais silencioso vinha no ano seguinte

A CG estava mais jovem e atraente, aos quase 20 anos, mas não havia atendido a antigas reivindicações de seus fiéis compradores, como freio dianteiro a disco e conta-giros

A última das imortais

Mais uma mudança na guerreira. Finalmente ela recebia freio a disco e partida elétrica. Mas sua versão mais popular com partida a pedal e freio dianteiro a tambor ainda dominava a maior fatia do mercado, devido é claro ao baixo preço.

Simplesmente linda !

Isto é o que muitos consumidores disseram da CG 125 Titan que surgiu no fim de 1999.

Conhecida como Titan 2000, a nova CG recebia farol mais potente de lente lisa e arredondado, como na primeira CG.

Recebeu também um marcador de combustivel, mas ainda faltava o conta giros. Este só surgiu agora em 2004 com a nova CG 150 Sport

ATUALMENTE...

Hoje, para a tristeza de muitos, a CG 125 deixou de ser fabricada, mas o nome CG ainda comanda o mercado de motocicletas com a CG 150 Titan.

CG 150 JOB - Ex CG CARGO

CG 150 TITAN ESD