Thursday, July 8, 2010

Como Substituir as pastilhas de freio

Como Substituir as pastilhas de freio
passo a passo

freio-01-a.jpgO sistema de freios a tambor é sempre motivo de críticas, principalmente para os pilotos off road, já que o mesmo sofre com as adversidades do terreno (lama e água, principalmente).

Por outro lado, é um sistema confiável, de fácil manutenção e custo baixo.

Nesse tutorial, ensinaremos como proceder a substituição dos patins de freio.

PASSO-A-PASSO DO PROCESSO

Ferramentas necessárias

  • Você só vai precixar de uma chave 10mm (de boca ou estrela e um alicate);

Procedimento de desmontagem

1) Após retirar a roda da moto, separe o prato (espelho ou campana) do freio do cubo da roda.

Com as mãos, “dobre” as sapatas de freio para que se separem dos guias do prato. Retire as sapatas. Com o auxílio de um alicate, retire as molas das sapatas.

freio-02.jpg
2) Com uma chave 10mm (boca ou estrela), retire o parafuso que fixa a alavanca do freio;
freio-03.jpg
3) Retire a alavanca.;foto-04.jpg
4) Puxe para fora o eixo de acionamento das sapatas (eixo de cames);



Limpeza

1) Normalmente o eixo de acionamento está impregnado de sujeira acumulada pela graxa usada ou então com sinais de ferrugem. Com uma estopa, retire a graxa e com uma lixa, retire toda a sujeira do eixo;

    freio-05.jpg

    2) A furação no prato onde passa o eixo de acionamento do eixo também deve ser limpa. Enrole um pedaço de lixa e gire dentro do furo para retirar os resíduos de sujeira;

    freio-06.jpg

    3) Após o lixamento, lave o prato para retirar o acúmulo de material gasto do patim e demais detritos.

    O cubo da roda também deve ser limpo. Use uma lixa para ferro de gramatura n•50. Passe um jato de ar no cubo.


    CUIDADO! Ao passar o jato de ar, irá levantar uma nuvem de pó contra você. Dependendo da sapata que era utilizada, esta pode conter amianto, cuja inalação é prejudicial à saúde.
    Após lixar bem o cubo, verifique seu estado, quanto a desgastes, sulcos ou até empenamento.

    freio-07.jpg

    Montagem

    1) Após a limpeza, passe graxa no eixo de acionamento, na parte em que o mesmo fica dentro do furo do prato do freio. Coloque o eixo e rode-o manualmente para verificar se o acionamento está leve. Retire o excesso de graxa que possa ter passado para o lado interno do prato.


    freio-08.jpg

    2) Verificada as molas, monte-as nas sapatas. Observe que as molas são colocadas uma para um lado e a outra para o lado oposto na furação das sapatas. Ou seja, se uma mola fica com as garras para o lado externo, a outra deve ficar com as garras para o lado interno das sapatas.

    Verifique o estado das molas que unem as sapatas. Elas devem unir as sapatas com certa tensão. Se as sapatas (fora do prato) ficam distantes uma da outra, deve-se trocar as molas.

    freio-09.jpg
    3) Separe um pouco as sapatas com as mãos, forçando as molas e coloque o conjunto no prato.

    Como as sapatas novas têm espessura maior, a posição da alavanca de acionamento poderá ter que ser modificada. Então deixe para colocar a alavanca depois que a roda estiver montada.

    Com a roda montada, coloque a alavanca de freio e acione manualmente para saber a distância que a mesma percorre. Verificado isso posicione a alavanca de forma que a vareta de freio passe por dentro da alavanca e sobre espaço atrás para a colocação da porca de ajuste do freio. Fixe a alavanca com o parafuso e porca.

    Regule o freio com a roda traseira no ar, através da porca de regulagem. Aproveite para verificar o estado da vareta do freio e do pedal.

    4) UPGRADE: Para melhorar um pouco o sistema, é possível fazer 3 ranhuras nas sapatas de freio, utilizando uma serra de arco. Faça as ranhuras com profundidade equivalente a metade das lonas de freio. A ranhura central é na transversal e as duas laterais devem ser na diagonal, mas em ângulos opostos uma da outra.freio-010.jpg
    5) Dica: Sempre que retirar as sapatas para limpeza, marque a posição delas, pois o desgaste das lonas é diferente em relação às sapatas. Marcando as posições, volta-se a utiliza-las na mesma posição de antes.